ROTEIRO PARA ATORES -
Interpretação criativa e relacional para cinema e tv
1 – OBJETIVOS:
Interpretação criativa e relacional para cinema e tv
1 – OBJETIVOS:
Os objetivos dessa oficina são:
- Criar roteiros para cinema e televisão a partir do trabalho dos atores.
- Ensinar atores as técnicas de dramaturgia audiovisual, habilitando-os a criar histórias e a compreender melhor roteiros alheios onde irão atuar.
- Ensinar roteiristas a trabalhar com a colaboração dos atores.
No curso os alunos aprenderão a fazer uma interpretação criativa e relacional para cinema e televisão. Os atores participantes irão criar personagens, escrever cenas e entender como seu personagem se relaciona com o conjunto da narrativa, potencializando sua interpretação.
Os roteiristas participantes ajudarão na escrita e poderão ser iniciados de forma lúdica nas artes da interpretação.
2 – JUSTIFICATIVAS - Inovações e especificidades dessa oficina:
a) Métodos colaborativos e o ator criador em cinema e televisão:
No teatro é mais comum métodos colaborativos de criação dramatúrgica, que partem da experiência e da pesquisa do ator para criar histórias. Em cinema e televisão isso é menos comum, mas está presente na obra de diretores importantes como Bergman, Cassavetes, Mike Leigh, entre outros. Criar histórias e personagens audiovisuais junto com os atores é um dos trabalhos dessa oficina. Os alunos irão criar personagens a partir de sua vivência pessoal e autobiográfica, da pesquisa de campo de personagens reais e da pesquisa bibliográfica. b) Como pensa um autor de cinema e televisão?
Em paralelo os atores irão compreender melhor a linguagem audiovisual e o trabalho do roteiro e da direção para cinema e televisão. Os atores participantes da oficina aprenderão a “maneira como pensa” um autor de novela, um roteirista de série e um diretor de cinema, entendendo melhor seu processo criativo e conseguindo participar dele. Dessa forma, ao terem a oportunidade de atuar em algum filme, seriado ou telenovela, os atores participantes dessa oficina poderão entender melhor como seu personagem e sua cena se situam no conjunto dramatúrgico e na proposta de direção, potencializando sua atuação e imprimindo uma marca a seu personagem.
c) O estudo da dramaturgia: da interpretação egocêntrica à interpretação relacional
Por fim, é preciso dizer que o estudo mais aprofundado de dramaturgia é essencial para a formação de um ator e é muito pouco enfatizado nas escolas de teatro. Há, quando muito, o estudo e leitura de peças teatrais. Mas há pouca atividade prática de ator na escrita dramatúrgica e menos ainda na dramaturgia para cinema e televisão (roteiro). Ao compreender melhor dramaturgia audiovisual, os alunos/atores aprenderão a interpretar seu personagem de forma menos egocêntrica e autista pois, ao invés de compreender apenas o seu próprio papel, eles compreenderão com ele se relaciona com os outros personagens da história, com o espaço cênico e com o conjunto da estrutura narrativa. Assim, ao invés da intepretação ser egocêntrica, ela se torna relacional. Esse é um diferença importante na formação de um ator completo e contemporâneo. 3 – MÉTODO:
O curso partirá de alguns argumentos de enredo que estão sendo desenvolvidos pelo professor para trabalhos de cinema e televisão que já estão em andamento. Os alunos/atores irão participar do processo escrevendo cenas, aprofundando personagens e fazendo pesquisas.
Cada aluno aprofunda um ou dois personagens e depois haverá improvisações para criação conjunta de cenas. Também haverá exercícios de escrita e leitura dramática. O método é inspirado em processos criativos usado na criação de autores como Mike Leigh e John Cassavetes, que partem da construção individual de personagem para em seguida interagir e improvisar, criando as cenas do filme e a estrutura dramática. O tom da direção e das cenas desenvolvidas estará mais para o tom de Woody Allen e dos irmãos Coen, outros cineastas que serão estudados na Oficina.
O processo de criação envolve ainda a busca das memórias pessoais como fator de impulsão para a criação. Isso é importante, pois ajudaremos o aluno a encontrar seu estilo próprio e único, indefinível, que é ligado a sua própria biografia. É seu estilo próprio que torna o atores potenciais “estrelas”, figuras que tem personalidade própria e conseguem impor seu estilo no papel que forem construir.
4 – PROGRAMA RESUMIDO:
- Programa teórico:
– Técnicas dramatúrgica de construção do personagem
– O mapa dos personagem dentro de uma história
– Como o personagem pensa: o conceito de ética aplicado ao personagem dramático
– Da ética ao corpo: como o pensamento se manifesta na atuação física do ator. Cacoetes, hábitos corporais, tiques, modo de falar, tom de voz, etc..
– A autobiografia na construção de seu próprio personagem e de seu estilo ideal de interpretação. A pesquisa na família e na tradição cultural de seus antepassados.
– Conceitos básicos de Linguagem audiovisual para atores. O conceito de decupagem dramática, a câmera como ponto de vista móvel, etc... Como interpretar para a câmera. A marcação dramática de atores no teatro e no cinema. A subjetivação narrativa no audiovisual: possibilidades líricas da construção narrativa.
– A obra de cineastas que definirão o tom de nossos trabalhos: Mike Leigh, Woody Allen e irmãos Coen.
- Parte prática:
– Preparação de atores, exercícios, improvisação.
– Exposição das historias possíveis de ser trabalhada para que alunos escolham personagens a ser desenvolvidos
– Pesquisa de campo para construção do personagem
– Conceito básicos de pesquisa antropológica para atores.
– Técnicas de entrevista. Técnicas de Observação. Laboratórios
– Pesquisa bibliográfica na criação e personagens históricos. Como tirar conceitos de atuação de textos “teóricos”.
– Construção de cenas através de improvisação
– Escrita de cenas. Leitura dramática
– Recriação das cenas, segundo tratamento
– Mudança de ponto de vista das cenas, qual personagem domina a cena. Marcação.
– Conceitos de interpretação relacional: como atuar em uma cena de olho em tudo à sua volta (câmera, outros personagens, espaço cênico, etc...).
Ministrado por: Newton Cannito
Início: 12 de Setembro
Início: 12 de Setembro
Publico alvo: atores e roteiristas
Duração: 8 aulas
Carga Horária: 32 horas
Número de alunos por turma: 20 alunos
Número de alunos por turma: 20 alunos
Valor do investimento: R$ 800 reais (em até 3 vezes).
Duração - 2 meses - uma aula por semana
Toda: Segunda-Feira
Horário: 19:00 as 23:00 h
Horário: 19:00 as 23:00 h
(11) 4324-8566 / 2822-8566
Gisele S. Guedes - giselesg8@gmail.comThiago S. Papa - thiagosaespapa@hotmail.com
Último Secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, doutor em cinema e tv pela ECA-USP, Newton Cannito é roteirista, criador de cinema e televisão, e autor de 4 livros, entre eles "A televisão na Era Digital" e "Manual de Roteiro".
Na Tv, é criador e roteirista chefe do seriado "9mm: São Paulo", vencedor do APCA de melhor programa de Teledramaturgia da TV Brasileira, que está sendo exibido no canal FOX. Também foi roteirista de "Cidade dos Homens" (Globo/o2 Filmes) e da telenovela "Poder Paralelo" (de Lauro Cesar Muniz). Em cinema escreveu, entre outros, longa-metragens como "Broder" (Jeferson De) e "Quanto Vale ou é por Quilo?" (Sergio Bianchi), além de dirigir filmes como "Jesus no Mundo Maravilha" (vencedor do Doctv Ibero America), filme que o critico Jean Claude Bernardet considera "uma referência inevitável ao documentário brasileiro contemporâneo".
Sócio proprietário da FICs, agência especializada na criação de formatos televisivos e de processos criativos, foi supervisor artístico do Edital FICTV que produziu três seriados para a TV Brasil, como "Natalia" e "Vida de Estagiário".
No momento está com dois seriados televisivos e um longa-metragem em processo de pré-produção.
Twitter: @newtoncannito
Na Tv, é criador e roteirista chefe do seriado "9mm: São Paulo", vencedor do APCA de melhor programa de Teledramaturgia da TV Brasileira, que está sendo exibido no canal FOX. Também foi roteirista de "Cidade dos Homens" (Globo/o2 Filmes) e da telenovela "Poder Paralelo" (de Lauro Cesar Muniz). Em cinema escreveu, entre outros, longa-metragens como "Broder" (Jeferson De) e "Quanto Vale ou é por Quilo?" (Sergio Bianchi), além de dirigir filmes como "Jesus no Mundo Maravilha" (vencedor do Doctv Ibero America), filme que o critico Jean Claude Bernardet considera "uma referência inevitável ao documentário brasileiro contemporâneo".
Sócio proprietário da FICs, agência especializada na criação de formatos televisivos e de processos criativos, foi supervisor artístico do Edital FICTV que produziu três seriados para a TV Brasil, como "Natalia" e "Vida de Estagiário".
No momento está com dois seriados televisivos e um longa-metragem em processo de pré-produção.
Twitter: @newtoncannito
Blog: www.doutorcanneta.blogspot.com