Roteiro texto completo

ROTEIRO PARA ATORES -
Interpretação criativa e relacional para cinema e tv


1 OBJETIVOS:
  
Os objetivos dessa oficina são:

  • Criar roteiros para cinema e televisão a partir do trabalho dos atores.
  • Ensinar atores as técnicas de dramaturgia audiovisual, habilitando-os a criar histórias e a  compreender melhor roteiros alheios onde irão atuar.
  • Ensinar roteiristas a trabalhar com a colaboração dos atores.

No curso os alunos aprenderão a fazer uma  interpretação criativa e relacional para cinema e televisão. Os atores participantes irão criar personagens, escrever cenas e entender como seu personagem se relaciona com o conjunto da narrativa, potencializando sua interpretação.

Os roteiristas participantes ajudarão na escrita e poderão ser iniciados de forma lúdica nas artes da interpretação. 


2 JUSTIFICATIVAS - Inovações e especificidades dessa oficina: 

a)  Métodos colaborativos e o ator criador em cinema e televisão:
No teatro é mais comum métodos colaborativos de criação dramatúrgica, que partem da experiência e da pesquisa do ator para criar histórias. Em cinema e televisão isso é menos comum, mas está presente na obra de diretores importantes como Bergman, Cassavetes, Mike Leigh, entre outros.  Criar histórias e personagens audiovisuais junto com os atores é um dos trabalhos dessa oficina.  Os alunos irão criar personagens a partir de sua vivência pessoal e autobiográfica, da pesquisa de campo de personagens reais e da pesquisa bibliográfica. 

b) Como pensa um autor de cinema e televisão?
Em paralelo os atores irão compreender melhor a linguagem audiovisual e o trabalho do roteiro e da direção para cinema e televisão.  Os atores participantes da oficina aprenderão a “maneira como pensa” um autor de novela, um roteirista de série e um diretor de cinema, entendendo melhor seu processo criativo e conseguindo participar dele. Dessa forma, ao terem a oportunidade de atuar em algum filme, seriado ou telenovela,  os atores participantes dessa oficina poderão entender melhor como seu personagem e sua cena se situam no conjunto dramatúrgico e na proposta de direção, potencializando sua atuação e imprimindo uma marca a seu personagem.

c) O estudo da dramaturgia: da interpretação egocêntrica à interpretação relacional
Por fim, é preciso dizer que o estudo mais aprofundado de dramaturgia é essencial para a formação de um ator e é muito pouco enfatizado nas escolas de teatro. Há, quando muito, o estudo e leitura de peças teatrais. Mas há pouca atividade prática de ator na escrita dramatúrgica e menos ainda na dramaturgia para cinema e televisão (roteiro).  Ao compreender melhor dramaturgia audiovisual, os alunos/atores aprenderão a interpretar seu personagem de forma menos egocêntrica e autista pois, ao invés de compreender apenas o seu próprio papel, eles compreenderão com ele se relaciona com os outros personagens da história, com o espaço cênico e com o conjunto da estrutura narrativa.  Assim, ao invés da intepretação ser egocêntrica, ela se torna relacional.  Esse é um diferença importante na formação de um ator completo e contemporâneo. 


3 – MÉTODO:

O curso partirá de alguns argumentos de enredo que estão sendo desenvolvidos pelo professor para trabalhos de cinema e televisão que já estão em andamento. Os alunos/atores irão participar do processo escrevendo cenas, aprofundando personagens e fazendo pesquisas. 

Cada aluno aprofunda um ou dois personagens e depois haverá improvisações para criação conjunta de cenas. Também haverá exercícios de escrita e leitura dramática. O método é inspirado em processos criativos usado na criação de autores como Mike Leigh e John Cassavetes, que partem da construção individual de personagem para em seguida interagir e improvisar, criando as cenas do filme e a estrutura dramática.  O tom da direção e das cenas desenvolvidas estará mais para o tom de Woody Allen e dos irmãos Coen, outros cineastas que serão estudados na Oficina.

O processo de criação envolve ainda a busca das memórias pessoais como fator de impulsão para a criação. Isso é importante, pois ajudaremos o aluno a encontrar seu estilo próprio e único, indefinível, que é ligado a sua própria biografia. É seu estilo próprio que torna o atores potenciais “estrelas”, figuras que tem personalidade própria e conseguem impor seu estilo no papel que forem construir.


4 – PROGRAMA RESUMIDO:

  • Programa teórico:
Técnicas dramatúrgica de construção do personagem
O mapa dos personagem dentro de uma história
Como o personagem pensa: o conceito de ética aplicado ao personagem dramático
Da ética ao corpo: como o pensamento se manifesta na atuação física do ator. Cacoetes, hábitos corporais, tiques, modo de falar, tom de voz, etc..
A autobiografia na construção de seu próprio personagem e de seu estilo ideal de interpretação. A pesquisa na família e na tradição cultural de seus antepassados.
Conceitos básicos de Linguagem audiovisual para atores. O conceito de decupagem dramática, a câmera como ponto de vista móvel, etc... Como interpretar para a câmera. A marcação dramática de atores no teatro e no cinema. A subjetivação narrativa no audiovisual: possibilidades líricas da construção narrativa.
A obra de cineastas que definirão o tom de nossos trabalhos: Mike Leigh, Woody Allen e irmãos Coen.

  • Parte prática:
Preparação de atores, exercícios, improvisação.
Exposição das historias possíveis de ser trabalhada para que alunos escolham personagens a ser desenvolvidos
Pesquisa de campo para construção do personagem
Conceito básicos de pesquisa antropológica para atores.
Técnicas de entrevista. Técnicas de Observação. Laboratórios
Pesquisa bibliográfica na criação e personagens históricos. Como tirar conceitos de atuação de textos “teóricos”.
Construção de cenas através de improvisação
Escrita de cenas. Leitura dramática
Recriação das cenas, segundo tratamento
Mudança de ponto de vista das cenas, qual personagem domina a cena.  Marcação.
Conceitos de interpretação relacional: como atuar em uma cena de olho em tudo à sua volta (câmera, outros personagens, espaço cênico, etc...).



Ministrado por: Newton Cannito
Início: 12 de Setembro
Publico alvo: atores e roteiristas
Duração: 8 aulas
Carga Horária: 32 horas
Número de alunos por turma: 20 alunos
Valor do investimento: R$ 800 reais (em até 3 vezes).
Duração - 2 meses - uma aula por semana
Toda: Segunda-Feira
Horário: 19:00 as 23:00 h



Interessados entrar em contato:
(11) 4324-8566 / 2822-8566
Gisele S. Guedes - giselesg8@gmail.com
Thiago S. Papa - thiagosaespapa@hotmail.com


Newton Cannito 
Último Secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, doutor em cinema e tv pela ECA-USP, Newton Cannito é roteirista, criador de cinema e televisão, e autor de 4 livros, entre eles "A televisão na Era Digital" e "Manual de Roteiro". 
Na Tv, é criador e roteirista chefe do seriado "9mm: São Paulo", vencedor do APCA de melhor programa de Teledramaturgia da TV Brasileira, que está sendo exibido no canal FOX. Também foi roteirista de "Cidade dos Homens" (Globo/o2 Filmes) e da telenovela "Poder Paralelo" (de Lauro Cesar Muniz). Em cinema escreveu, entre outros,  longa-metragens como "Broder" (Jeferson De) e "Quanto Vale ou é por Quilo?" (Sergio Bianchi), além de dirigir filmes como "Jesus no Mundo Maravilha" (vencedor do Doctv Ibero America), filme que o critico Jean Claude Bernardet considera "uma referência inevitável ao documentário brasileiro contemporâneo".
Sócio proprietário da FICs, agência especializada na criação de formatos televisivos e de processos criativos, foi supervisor artístico do Edital FICTV que produziu três seriados para a TV Brasil, como "Natalia" e "Vida de Estagiário". 
No momento está com dois seriados televisivos e um longa-metragem em processo de pré-produção.
 

Twitter: @newtoncannito
Blog: www.doutorcanneta.blogspot.com