DOCUMENTÁRIO

OFICINA DE DOCUMENTÁRIO

A oficina é dividida em três módulos complementares, tanto na abordagem das linguagens quanto nos temas que serão trabalhados em roteiro e em produção. Deste modo, pretende-se fazer o percurso que vai desde o estudo de referências até a concepção, e gravação, de dispositivos documentais com alguma dose de originalidade. 

O primeiro módulo, mais teórico, concentra-se na análise de obras de diferentes cinematografias e nas reflexões que, geradas pelos alunos, se desdobrarão em argumentos e pesquisas para roteiros e projetos de documentário. 

No segundo módulo serão explorados os diferentes tipos (ou etapas) de roteiro para documentário. Os alunos serão orientados a escrever projetos aptos a serem inscritos em editais públicos de produção. 

No terceiro e último serão gravados alguns dispositivos criados no segundo módulo, eleitos em consenso sob os critérios de qualidade e viabilidade técnicam. Gravações nas quais os aluno poderão experimentar diferentes funções da produção documental.

Início: 14 de Setembro
Publico alvo: atores e roteiristas
Duração: 8 aulas
Carga Horária: 32 horas
Número de alunos por turma: 20 alunos
Valor do investimento: R$ 800 reais (em até 3 vezes).
Duração - 2 meses - uma aula por semana
Toda: Quarta-Feira
Horário: 19:00 as 23:00 h


Interessados entrar em contato:

(11) 4324-8566 / 2822-8566
Segunda a Sexta das 9h30 às 18h
Gisele S. Guedes - giselesg8@gmail.com
Thiago S. Papa - thiagosaespapa@hotmail.com


Eduardo Benaim
Jornalista, roteirista e documentarista. Como roteirista de cinema escreveu dez curtas-metragem, (documentais e ficcionais) como  “Amoral - ou realidade não é Show”, “Amsterdam”, “Chicléclichê”, “O Hotel do Saulo”, "Soldado do Povo”, entre outros.

É também autor-roteirista dos médias-metragem “Violência S/A” (MC2/TV Cultura),  “Deus e o Diabo em Cima da Muralha” (Trattoria / BlackNinja) e dos longa-metragens “Quanto Vale ou é Por Quilo?” (Agravo) e “O Olho e a Faca” (Olhos de Cão) - em captação de recursos.

Em publicidade desenvolveu roteiros e direção de institucionais, algumas peças publicitárias e videoclipes.

Para TV escreveu documentários como “Tubarão-Limão – em busca da rota continental” (Mixer/Discovery/NGC), além de colaborador nos quatro roteiros da terceira temporada da micro-série “Cidade dos Homens” (02/Globo) e escrever o roteiro do terceiro episódio da série “9mm” (Fox/Moonshot)

Produziu, escreveu e dirigiu a série de mini-documentários humorísticos (24 episódios) “Memória Ativa” para a TV Bandeirantes (ZingaMedia / BandNews). Lecionou cursos de roteiro e documentário nas instituições Educine e Espaço Gafanhoto. Foi um dos Coordenadores de Conteúdo (roteiro e direção) do Ponto Brasil 2008/09 (MinC/TV Brasil).